sexta-feira, 2 de julho de 2010

Pesquisa: Perfil atual do Consumidor Imobiliário

A equipe do sobreimoveispb.blogspot.com realizou uma pesquisa para identificar o perfil, comportamento, as necessidades e preferências do consumidor no mercado imobiliário.

Perfil dos entrevistados:

A maioria dos entrevistados são do sexo feminino, mas há um equilíbrio entre a quantidade de homens e mulheres quando se refere ao número de proprietários de imóveis, assim como sobre a pretensão de adquirir um imóvel próprio.

Observa-se entre a faixa etária dos entrevistados, a população de 20 a 29 anos de idade como os maiores pontenciais consumidores. Já que a pesquisa revelou que os demais (faixa etária superior) em sua maioria são proprietários de imóvel.



Observa-se entre os entrevistados que 53% são possuidores de imóvel próprio, destacando-se como maioria aqueles que são casados ou que já foram casados, sendo 88% do total contra 12% de proprietários solteiros.


Comportamento dos entrevistados:

Apesar das facilidades e quantidade de informação que temos na rede mundial de computadores (internet), obtivemos um resultado surpreendente no qual nenhum dos entrevistados realiza consulta sobre imóveis através da internet, a maioria prefere assessoria imobiliária (corretor de imóveis) e até mesmo consulta em classificados de jornal. Enquanto a minoria segue indicação de amigos.

Atualmente o que mais se contesta é a prática dos preços altos no mercado imobiliário. E a pesquisa revelou que 93% dos entrevistados confirmaram essa supervalorização.

Dos entrevistados, 40% apontam a qualidade do imóvel como principal motivo na decisão da compra. 33% optam pela localização e 27% decidem através do preço.


Preferências do consumidor:

Em relação as condições de pagamento, a maioria dos entrevistados, 87% optam pelo financiamento imobiliário através da carta de crédito; 7% prefere o consórcio imobiliário e; 6% realizam o pagamento a vista.


Como fonte de investimento imobiliário, a preferência da maioria são os imóveis residenciais: 67% para apartamento; 27% para casa; e 6% para terreno ou lote. Não sendo mencionado pelos entrevistados imóvel comercial ou rural como fonte de investimento.



Opinião dos entrevistados sobre o que está faltando ou deve-se melhorar no mercado imobiliário atual:

- Cabedelo na Paraíba. Falta melhores ofertas, mais divulgação e mais informações sobre as formas de financiamento e quais as vantagens nos diversos tipos de financiamentos existente.

- Rio Tinto, Paraíba. Atualmente falta suporte técnico adequado ao imóvel por parte dos interessados na venda. Com a alta nos preços de imóveis, surgiu também burocracia excessiva para se conseguir adquirir um imóvel próprio, ressalvo isso, pelo fato de pouco se ter de incentivo de compra de imóveis para minha faixa etária (22 anos).

- João Pessoa – Paraíba. Falta uma melhor política de preços.

- Cabedelo, Paraíba. Falta a oferta de imóveis novos.

- Cabedelo, Paraíba. Tá faltando acessibilidade nos preços, talvez devido a facilidade que temos com os planos do governo o mercado aumentou os preços.

- Cabedelo, PB. Falta uma melhoria na Infraestrutura, isso é muito importante para uma boa moradia.

- João Pessoa, Paraíba. Na minha opinião falta apartamentos em boa localização, sendo apartamentos pequenos com poucos itens de lazer, onde a taxa de condomínio seja mínina e se possa morar em um bom bairro, com acesso as principais vias, tendo uma despesa condominial baixa.

- João Pessoa – Paraíba. Conscientização dos construtores para que coloquem preços justos e de acordo com a realidade da localização, das características do imóvel e da renda dos clientes da região. E menos burocracias.

- João Pessoa, PB. Melhores condições de pagamento e preços condizentes com a realidade brasileira.

- João Pessoa – PB. No mercado imobiliário falta mais facilidade para a classe média quanto às condições p/ aquisição de um imóvel.

- João Pessoa – PB. Preços mais justos e mensalidades que caibam no orçamento familiar.

- João Pessoa – PB. Melhores preços e prazos mais longos.

João Pessoa – PB. Preços que dêem condições de um trabalhador possuir seu imóvel a seu gosto sem apertar tanto no orçamento para que não atrase prestações.

- João Pessoa – PB. Falta preços mais justos e menos exploração por parte dos construtores.

- João Pessoa, PB. Está faltando, por parte dos construtores, uma avaliação mais justa de seus imóveis novos em alguns bairros mais afastados. Os preços estão fora da realidade da localidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário